Mae, morre não!

domingo, 26 de junho de 2011

Ministério de Teatro Filhos de Gade

Peça: Mãe morre não!

Texto: Junior Martins

Direção: Renato Vinicius

Astolfo Junior entra com seus empregados para uma reunião. Astolfo é um homem muito serio e rígido. Ele trata seus funcionários com firmeza e grosseria.

Astolfo: Entrem e fechem a porta porque a conversa é muito seria.

Astolfo direciona a conversa para Felipe

Astolfo: Felipe, o que aconteceu com as nossas vendas esse mês? Vendemos 5 por cento menos do que no mesmo período do ano passado. Sabe o que isso significa? Que todos vocês poderão ser despedidos. Isto não é brincadeira. Eu quero é serviço, frutos ,dinheiro. Vocês estão me dando é prejuízo.

A secretaria tenta entrar para dar um recado ele logo interrompe

Astolfo: Por favor, senhorita Carmem. Agora não! Caso alguém queira falar comigo, estou em uma reunião muito seria. Nem a presidenta vai interromper essa reunião.

A secretária o interrompe

Secretária: Mas, doutor astolfo eu disse para ela.

Astolfo: ela quem?

Secretária: sua mãe. Ela ta querendo falar com você.

Nesse momento a mãe de Astolfo chega entrando sem pedir licença.

Mãe: epa, cheguei! Mas que demora é essa Astolfinho? O que ta acontecendo aqui? Que demora é essa pra abrir essa porta? Você estava fazendo arte, é?

Astolfo: ah não mãe! A senhora? Mãe, eu estou numa reunião muito importante, depois a gente conversa.

Mãe: eu sei meu filho, eu só passei aqui pra deixar esses pão com salame e danoninho que eu sei que você adora.

Astolfo: mãe, tah mãe. Deixa ai que depois eu como. Agora, vá!

Mãe: Astolfo Junior, não é assim que você fala com a sua mãe. Você acha que eu não posso te dar umas palmadas? Você é grande, mas não é dois.

Astolfo: mãe, pelo amor de Deus, deixa eu terminar a reunião.

Mãe: Ta bom, ta bom! Já que eu não sou bem vinda nesse lugar. Tudo bem, tudo bem. Mãe é padecer no paraíso. A gente cuida, dá de mamá, ensina tudo que sabe, para quê? Para ser tratada como uma cachorra desdentada e sardenta. Vou ir embora filho. Mas antes , eu tenho que falar com vocês uma coisa do Astolfinho. Sabiam que quando ele era criança, ele não agüentou ir no banheiro da escola e fez...

Astolfo: mãe!Pára, por favor!

Todos começam a zuar do patrão.

Astolfo: opa vamos parar com isso, quem rir ta no olho da rua. E vamos acabar com a reunião, depois a gente continua.

Todos saem, ficam Astolfo e sua mãe na cena.

Astolfo: mãe, a senhora não pode invadir aqui e falar essas coisas para os meus empregados, o que eles vão achar de mim?

Mãe: deixa eles pensarem o que quiserem. Pra mim, você não cresceu, Vai ser sempre meu Astolfinho.

Astolfo: mas, eu não quero que a senhora faça isso nunca mais. A senhora intromete de mais na minha vida. Toda hora a senhora liga. Eu não gosto disso, me faz vergonha na frente dos meus amigos. Me dá um tempo, mãe!

Mãe: tudo bem, eu vou sair da sua vida. É isso o que quer? Ver sua mãe largada pelas ruas, como uma mendiga? Eu estou indo.

Astolfo: não exagera mãe! Só quero que a senhora para de ficar no meu pé.

A mãe começa a ir embora.

Mãe: ai, ai, me Deus! Que dor é essa, meu filho? Tem misericórdia Jesus

Astolfo: o que é mãe? O que ta acontecendo?

Mãe: ai, Jesus, eu to morrendo meu filho! Que dor no coração.

Astolfo: mãe, para com isso! Você precisa ver seus netos ainda. Mãe desculpa. Você é enjoada, mas é minha mãe.

Mãe: ai meu filho, já posso os homens de branco ao meu redor.

Astolfo: ai, senhor! Velho quando começa ver homem de branco é porque ta batendo as botas. Mãe! Não dá idéia para eles, me ouve!

Um silencio....

A mãe começa a cantar uma musica de funeral...

Mãe: ao findar, o labor dessa vida... que destino a de ter a sua alma? Qual será o futuro seu lar? Amanha, pode ser muito tarde, hoje Cristo quer te salvar. Ei Gabriel, boa boite Miguel. Como vai, Rapunzel?

Astolfo: mãe, não vá, fica comigo. Prometo te valorizar mais.

Mãe: ta vindo, ta vindo, ta vindo .... (som de arroto) ... ufa! Bendita feijoada!ta vendo? Nunca coma feijoada sem laranja. Dá nisso.

Astolfo: ae? Era isso? A senhora não tava indo se encontrar com Jesus?

Mãe: um dia eu vou, né filho? Mas hoje, era só feijoada. Aproveita que você ta ai, e canta pra mim do jeito que você cantava quando estava na escolinha.

Astolfo: ah, mãe! Eu não sei mais essas musicas. E eu cresci. Isso é coisa de criança.

Mãe: ah, canta! Aproveita, ninguém ta vendo a gente. Mata minha saudade, astolfinho.

Astolfo: ta bom! Dá um ton ai, francismar. Minha mãezinha querida. Mãezinha do coração....

Os outros atores entram um a um cantando e dançando a canção infantil

Todos gritam: FELIZ DIA DAS MAES

A quem Enviaremos?

Ministério de Teatro Filhos de Gade

Peça: A quem enviaremos?

Direção: Renato Vinicius

Roteiro: Junior Martins

Três amigos chegam conversando.

Joel: Bom, gente, eu trouxe vocês aqui para a gente jogar um jogo fantástico que eu comprei ontem.

Ricardo: Aé? Como funciona?

Karen: Anda rápido porque eu tenho ensaio de louvor daqui a pouco. Na ultima vez que eu cheguei atrasada, quase não cantei. E se ele me colocasse no banco, eu ia ir embora dessa igreja.

Joel: Karen, você aprender muito ainda. Olha, só. O jogo é sobre missões.

Ricardo: Missões? Como assim? Tipo RPG? Tipo estratégia de guerra?

Joel: Não, abençoado! Missões evangelísticas. Dentro desse saco tem o nome de alguns países, você deverá tirar o nome de um país. Daí você tem que responder se você iria ou não fazer missão nele.

Karen: ai, Joel! Ninguém te merece meu filho! Joguinho mais crentão! Mas tudo bem! Eu ate gostaria de ser missionária um dia.

Joel: ai, então você vai gostar do jogo. Vamos lá. Você começa Karen.

Joel entrega Karen o saquinho com o nome dos países.

Karen: Vejamos só o país que vai ser abençoado através da minha pessoa.... Moçambique? Hummm... Esse pais é pobre NE? Será que lah aceitam cartão de credito? Não, porque lah deve ser excelente para comprar as coisas, tudo mais baratinho, todo brasileiro que chega lá é rico perto deles.

Joel: Bom, é sua vez Ricardo.

Ricardo: Tomara que não seja um pais muito distante. Eu digo porque eu não acho que seja esse meu chamado.porque quaquer coisa, eu volto de carro pra dormir em casa. Bom, vejamos bem.... Mongólia! Ah, nem! Mongólia não! É longe de mais, as pessoas lá são estranhas. Imagina, eu não teria paciência de evangelizar ninguém lá. Você não tem ai a Paris ou Nova York? Pessoal... rico também precisa de Jesus. Alguém tem que fazer esse trabalho.

Joel: Mas e ai galera? Vocês deixariam tudo para ir ate esse pais?

Karen: Nem morta! Olha, só... Tem gente especializada na igreja para fazer trabalhos missionários. Eu não gostaria de deixar meu namorado, minha coisas, o conforto da minha igreja.E minha prancha! Imagina, eu sem minha prancha!

Joel: Você ta ficando é maluco! Nunca! Eu tenho muita coisa pra fazer aqui.

Joel: Tudo bem, mas vocês enviariam alguém?

Ricardo: eu não! Eu não confio! Eu já fiquei sabendo que isso é uma furada! Nós fomos escolhidos por Deus. Pronto, acabou! Somos privilegiados e eles não.

Nesse momento um grupo de 5 pessoas entram gritando vestidas a caráter.

Mongólia: Socorro! Alguém pode me ajudar! Ei você ai, pode me ajudar? Eu estou a 3 dias sem comer. Meus pés estão calejados de tanto andar. Vendi meus filhos porque comigo eles morreriam de fome.

Moçambique: Oi!!! Igreja! Ajude-me! Eu não tenho aonde ir. Vocês podem nos ajudar igreja do Senhor? A propósito, quem é esse senhor de tanto vocês falam? Me apresente!

Guiné Bissau! Socorro, eu estou com frio e com sede. Será que vocês podem sair um pouco do conforto de vocês para me ouvir? Desculpa, vamos ser bem breves para não incomodar o sossego de vocês. Mas somos milhões de pessoas sofrendo todos os dias de fome.

Mongólia: de sede

Guiné Bissau? E AIDS. Não sabemos o que é ministrar na igreja. Ou passar noites a fora orando em uma vigília. Ou quem sabe, um churrasco na casa de algum irmão.

Moçambique: Televisão? Não temos! Não sabemos de nada o que se passa pelo mundo.

Mongólia: somos escravizados pela idolatria que cerca nosso pais. O futuro da nossa nação está nos jovens que não passam dos 25 anos de idade.

Guiné Bissau: Só a igreja pode resolver nosso problema. Só a igreja que conhece o pão da vida pode nos alimentar. Bem, como disse antes, não quero tomar muito o tempo de vocês.

Guiné Bissau: Você, moça, pode ir ao seu ensaio. Você pode chegar atrasada.

Moçambique: E você rapaz? Vá cuidar dos seus bens. Desculpe gastar seu precioso tempo. Afinal, nao valemos 1 % de tudo que você possui.

Todos falam:

Isaias: 6:6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Teu Amor me Refaz

Ministério de Teatro Filhos de Gade

PEÇA: Seu amor me Refaz

Texto: Junior Martins

Direção: Renato Vinicios

Julia entra conversando com Jesus

Senhor, o senhor está por ai? Bom dia ! Que bom falar com você. Ouvir sua voz, sentir seu cheiro. Eu não poderia começar meu dia sem falar com o senhor. E te dizer que eu te amo muito.

Jesus: Bom dia, Julia! Eu também te amo. Vejo que hoje acordou animada

Julia: Sim, Jesus! Hoje estou mais feliz que ontem. Eu queria ficar aqui pra conversar com o Senhor, mas tenho que sair. Ta, tudo bem! Sei que o Senhor não me deixa sozinha.. Bom.. Deixa eu ver com qual roupa eu vou. Será essa? o que o Senhor achou dessa roupa? Não está sensual,está? Por que se estiver, eu tiro agora.

Jesus: Não Julia! Ta perfeita! Não está sensual! Fique tranqüila.

Julia: Ai, Senhor! Muito obrigada! Eu preciso tanto de um emprego, mas só quero trabalhar onde o senhor quiser que eu trabalhe.

Jesus: Eu sei, Julia1 Você uma benção! Só ouça minha voz!

Julia sai para procurar emprego...

O empregador vestido com roupas formais, mas com aspecto maligno

Enpregador: Pois não moça, posso ajudar?

Julia: bom, é porque eu acabei de me formar e estou precisando muito trabalhar.

Enquanto isso o empregado fica estatua e as luzes se focam para Jesus e Julia.

Jesus: Julia vamos embora. Esse emprego não é pra você!

Julia: Ih, Jesus! Dá pra esperar? Toda vez você me pede pra eu ter mais paciência, mas as contas estão vencendo. A Cemig não aceita oração como forma de pagamento.

Jesus: Mas, Julia! Eu não te disse para descansar em mim? Já me viu desesperado por alguma coisa? Relaxa e vamos para outro lugar!

Julia: ah não, Jesus! Espera ai! Quero ouvir a proposta do rapaz. Dá licença, deixa eu fechar a cortina aqui.

Tira o foco de Jesus e mira-se o foco para o empregador e Julia.

Empregador: Olha moça, temos uma vaga para sua área. Você irá trabalhar de segunda a segunda, mas com uma folga em dias alternados. De 13:00h às 21:00h

Julia: Nem pensar! Não posso deixar de ir aos cultos. Tenho muitas atividades na igreja.

Empregador: Posso terminar de falar, ou está difícil? O salário é de 4.500 reais na carteira. É pegar ou largar!

Julia: quanto? Gente, mas que Deus bom... Ouviu essa Jesus?

Volta o foco para Jesus e Julia

Jesus: O que?

Julia: 4.500 REAIS. Você estava é querendo fazer surpresa pra mim NE? Já saquei qual é a sua.

Jesus: Julia, Julia1 Abra os olhos! Dinheiro não é tudo! Eu já te disse que esse emprego não é pra você. Você deixará de ir aos cultos. Deixará de se alimentar e rapidamente estará fora dos meus caminhos.

Julia: Ow, Jesus! Relaxa, você está tenso! A igreja somos nós. Eu congregando ou sem congregar vou continuar uma benção. Porque a igreja está no nosso coração. Fique tranqüilo!

Jesus: Julia pense bem no que irá fazer. E seus ministérios? E seus discípulos?

Julia: Estarei com eles em espírito.

Empregador interrompe

Empregador: Quando é que começamos?

Julia: Pode ser agora se quiser

Empregador: Ótimo, então traga esses documentos e retorne amanha!
as Luzes voltam para Jesus e Julia

Jesus: Julia, pense bem! Porque não você ora mais? Saia dessa empresa ainda há tempo!

Julia: Julia, finge que não ouviu o que Jesus disse e coloca ou mp3 no ouvido

Julia: o que Jesus? Eu não estou te ouvindo. Jesus Sabia que to querendo abrir uma célula dentro da empresa? Olha, só! Que mente de Deus que eu tenho! Vou levar todos meus amigos a conhecer a Deus.

Jesus: Otimo! Ate quem enfim! Não é o lugar que eu quero que você esteja, mas você pode ser benção ai neste lugar!

Julia corre pra conversar com os colegas de trabalho!

Julia: Galera, to pensando em abrir um grupo de oração aqui na...

Beatriz: Ixi! Mais uma.

Julia: Mais uma o que?

Beatriz: Crente querendo converter a empresa inteira. Fica tranqüila amiga, somos todos de Deus nesse lugar. Só tem gente fina aqui!

Julia: ae? Que bacana. Eu gostaria de apresentar meu melhor amigo. Jesus

Beatriz: Quem linda? Jesus? (risos) Meio caretão ele, né?

Julia: Não, ele é quem fica comigo nas horas que eu mais preciso.

Cássio: Julia! Amigo de verdade é aquele que você vê em todos os momentos. E desde quem você chegou nessa empresa, agente tem sentido que você não é feliz por completo!

Julia: Como assim? Sou muito feliz, esse amigo que eu tenho me faz completíssima!

Cássio: Quem? Jesus? Pára Julia! Você é toda presa pelos conceitos da igreja. Não pode fazer isso, não pode fazer aquilo. Não pode sair com os amigos pra tomar umas que é pecado. Onde está escrito isso na bíblia?

Julia: Não sei bem onde! Mas isso não quer dizer que eu não possa ser feliz. Eu sou feliz do meu jeito

Beatriz: É, mas, sinceramente. Eu nunca seria feliz assim. Pra mim, se feliz é zuar. É curtir todos os momentos como se fossem os últimos. É rir, é dar gargalhadas, é beber ate não agüentar mais. Porque um dia, tudo isso vai acabar e ai?

Julia? E ai? Uai, e ai que eu vou pro inferno se eu fizer isso. E alem do mais, Jesus nunca aceitaria que eu vivesse a vida desse jeito e continuasse amiga dele.

Cássio: Jesus quer que você seja livre. Não é isso que fala a palavra dele? Sejais livres! Então faça o que você quiser que ele vai te aceitar do mesmo jeito!
Julia: isso é, né? Passei minha vida inteira na igreja. Meus amigos me chamavam para balada eu recusava com medo de desobedecer a Deus.

Cássio: Você está perdendo tempo.Porque Deus é alegria e amor. Só pra gente começar bem. Você ta com tudo! Vamos sair, eu, você, Beatriz e uma turma da empresa hoje a noite?

Julia: Fechou, então!

Julia vai pra casa e começa a arrumar a roupa pra sair.

Jesus: ora, Julia! Que roupa é essa? Não vai me perguntar como está?

Julia: Ih, Jesus! Nem vem! Porque essa noite é só minha!
Jesus: Como assim é só sua? Essas não são roupas de uma jovem cristã.

Julia: Vai começar a pagação de pau? Não tem nada a ver. Não estou indo pra igreja. Fica relax! Não vai acontecer nada de mais lá! Eu sou forte. Não vou me deixar ser levada por coisas do mundo. Sou do Senhor e pronto. Só quero me divertir, só isso!


Julia chega na festa na casa de um doa funcionários da empresa

Cássio: Julia, esse é o Guilherme. Guilherme essa é a Julia nossa mais nova colega de trabalho!
Guilheme: Prazer Julia.

Julia: O prazer é todo meu. Você também trabalha na empresa?

Cássio: Bom, vou deixar vocês às sós para se conhecerem melhor.

Cássio sai de cena e Julia e Guilherme fica em foco.

Guilherme: Não, eu trabalho em outro ramo O Cássio havia me falado que tinha uma amiga interessante mais não me falou que era tanto.

Julia: Eu? Meu Deus! To longe de eu ser interessante. Hum, como pode falar que sou interessante se me conhece a menos de 10 segundos?

Guilherme: Quanto tempo você precisa para saber que a rosa tem perfume? Você exala o melhor perfume de todas as rosas.

Julia: Vixi! To te achando muito saidinho pro meu gosto! E se eu tiver namorado?

Guilherme: Nem venha com mentiras porque o Cássio já me informou tudo a seu respeito.

Julia: Mas aquele Cássio, heim? Brincadeira. O que você gosta de fazer?

Então a conversa continuou rolando. Alguns dias depois Jesus chama Julia pelo celular

Julia: alô!

Jesus: Julia! O Julia que saudade de você!

Julia: quem ta falando?

Jesus: Sou eu Julia. Jesus, não está reconhecendo minha voz?

Julia: Quem? Jesus? Desculpa é porque sua voz ta longe.

Jesus: Ta mesmo Julia! Julia, estou te ligando para te alertar!

Julia: alertar sobre o que?

Jesus: Sobre esse seu namorado. Você nem me perguntou o que eu achava dele. Eu te disse para me ouvir.

Julia: o que? Denegrir? Eu não to te denegrindo Jesus. Eu te amo!
Jesus: Não Julia! É Ouvir. Me ouça! Peça conta dessa empresa, termine esse namoro!

Julia: encosto? Quem ta com encosto?

Guilherme entra no quarto de Julia nesse momento

Guilherme: Oi, meu amor! Ta falando com quem?

Julia: Com Jesus meu amor, mas a ligação dele ta longe1

Guilherme: Com quem? Jesus? Quem é esse cara? Você ta me traindo Julia?

Julia: Não amor! É Jesus Cristo! Eu tenho saudades da época que nós andávamos juntos. Ele é tão inteligente. Falava coisas que me traziam paz.

Guilherme: e eu? Não te trago nada de bom?

Julia: Lógico, você é meu príncipe! Eu só estou dizendo que ele é tão especial. Desde que agente parou de se falar , minha vida não é mais a mesma.

Guilherme: Esquisita? Eu sou sua vida.Não esse tal de Jesus! É comigo que você vai ter seus filhos. Nossa família será feliz. Você é só minha e eu sou só seu!

Julia: meu amor, mas ele pode fazer parte das nossas vidas. E a gente vai ser feliz com ele ao nosso lado.

Guilherme: Ser crente? Nunca eu odeio crente! Crente é tudo sem vergonha! Ladrão! E esse Jesus não passa de uma lenda. Ele nunca existiu de verdade!
Julia: Pára de falar besteira meu amor. Ele existe sim!

Guilheme: existe? Cadê ele? Cadê ele quando você estava doente? Ele não estava perto!Mas, não, eu estava lah pra te ajudar! Você precisa de mim e do dinheiro porque sem isso você não é nada !

Julia! Para Guilherme! Não fala assim dele! Ele tava perto sim. Eu podia sentir as mãos dele me curando. Desculpe se você não o conhece, então você realmente não pode percebe-lo.

Guilheme: Qual é Julia? Vai voltar a ser crente? Vai abrir Mao de tudo? O que você quer mais? E se você voltar pra igreja, eu vou sumir da sua vida!Meu amor! Olhe pra mim. Você já é feliz o suficiente, não invente moda!

Julia: Mentira! Não sou feliz, droga! Eu mentia. Como alguém que conheceu o amor do Senhor e se desviou pode falar que é feliz sem esse amor? Tenho tudo que uma garota da minha idade deseja, mas não tenho nada ao mesmo tempo!

Julia grita

Julia: Jesus! Senhor Jesus!

Nesse momento as luzes se apagam e os focos de luzes acedem. Jesus fica de um lado, o empregador fica do outro e o namorado fica de outro formado uma pirâmide.

Guilherme: Julia, eu te amo meu amor. V amos esquecer tudo isso!Quero viver pra sempre ao seu lado. Viveremos juntos ate a morte. Você é tudo pra mim!Mas caso você não queira. Só lamento, amanha fará dois dias!
Jesus: Filha! Ouça minha voz! Não existe amor maior do que o meu? Quem morreu por você na cruz do calvário? Eu não morri na cruz do calvário apenas para te dar a salvação, mas para arrebatar seu coração. Noiva minha. Eu quero ter uma romance contigo.

Julia: Jesus? Jesus, perdoe! Quanto tempo eu perdi? Quanto tempo eu andei perdida por ai? Eu andava com o Senhor, ouvia seus conselhos, mas eu cai. Entreguei o meu coração a um outro alguém. O Senhor sim me ama! Restaura o meu coração. Renuncio a essa paixão que só me fez afastar do Senhor . Renuncio a ganância que desviou meu olhar da obra missionária. Eu quero voltar pra sua casa senhor!

Musica do Diante do trono ’teu amor me refaz”